Tuesday, December 08, 2009

Cada Família é uma Nação?


Família conta a história de 41 famílias que ao longo dos últimos 20 anos foram retratadas pelas lentes de Isabel Pinto. Figo, Mariza, Laurinda Alves, Paula Moura Pinheiro, Mafalda Pinto Leite, entre muitas outras faces familiares revelam nestas imagens o seu lado mais íntimo.

Um território de enredos intensos: intimidades, cumplicidades, tensões. Um retrato de família é sempre um documento da relação. Os corpos das mães e dos filhos, dos avós e dos irmãos – enternecidos, entretecidos – dizem-nos tudo. Dizem-nos tudo o que precisamos de saber. Coisas que não sabem que estão a dizer.
Os 101 retratos destas 41 famílias contam histórias intermináveis. Histórias que todos queremos espreitar, histórias em que todos nos podemos rever.
As fotografias de Isabel Pinto que aqui se apresentam não seguem nenhuma ordem cronológica e foram feitas nas mais diversas circunstâncias ao longo de mais de vinte anos. A fotógrafa escolheu-as porque gosta muito delas. Eu também gosto muito delas. São fotografias que na sua imensa diversidade nos dizem sempre a mesma coisa: o melhor da vida é termo-nos uns aos outros.

Paula Moura Pinheiro




No comments: