Tuesday, October 02, 2007

Notícias de Gonçalo Matias

Rodrigo Matias enviou-me por email uma mensagem divertida. Não diz onde está, agradece-me a simpatia com que me tenho referido a ele e à sua obra, apreciou sem sorrir que eu me tivesse referido às suas relações com a Betty, pede-me que deixe de publicar os seus textos no meu blogue, que lhe parece confuso, porque lhe veio a curiosidade e a vontade de ter um blogue só seu, só para as suas coisas. Mas com a mania do anonimato pede-me para criar eu o blogue com o meu nome, pois ele não tem jeito para estas coisas. É aí que há-de pôr os textos que lhe apetecer, quando lhe apetecer. Depois acrescenta: "os blogues tornaram-nos independentes dos editores de livros, o que desperta em mim, que sempre detestei a literatura e ter comércio com essa gente, editores tanto como literatos, uma vocação nova e diferente. Eu não sou escritor, eu não escrevo 'literatura' porque na verdade... 'apenas escrevo', sem preocupações nem ambições tão mundanas, tão tolas". Não se importa que eu fique com os seus cadernos e os leia, mas diz que toma ele o leme do seu próprio barco e que embora o meu nome lhe sirva de capa protectora será ele a decidir o que quer publicar. Também me corrige: não gosta que lhe chamem Rodrigo e informa-me de que sempre os seus íntimos lhe chamaram Gonçalo, nome que também é seu e que prefere. Tudo bem para mim.

No comments: