Wednesday, June 13, 2007

Inteligentes

Não sei se acreditar no que se escreve nos jornais. Afinal nos jornais não é Deus que escreve, são uns gajos e umas gajas como nós mas que se tomam pela divina inteligência. A mim já não me impressionam há muito tempo.

Segundo o jornal O Público de hoje, o advogado de Pinto da Costa desvalorizou a acusação de corrupção desportiva de que é objecto o presidente dos campeões nacionais - porque esta assenta "nos mesmos factos que levaram ao anterior arquivamento do inquérito". Parece-me que há pelo menos uma diferença que escapou ao advogado: é que desta vez a veracidade dos factos vai ser julgada no tribunal. Ou sou eu que não entendo nada de Direito?

Segundo o mesmo jornal, José Saramago terá dito que a esquerda actual "é estúpida" e que os governos "estão a tornar-se comissários do poder económico".* Eu fiquei pasmado: é só a esquerda que é estúpida? e só a esquerda actual? Além disso não me parece novidade por aí além afirmar que os governos sejam "comissários do poder económico". Não é isso mesmo que o próprio Saramago - e não o estou a acusar de mentir - tem dito sempre? (Post scriptum: o que é a esquerda? o que é ser estúpido?)

* O jornalista escreveu "tornar-se em". Por influência de "transformar-se em"?

No comments: